Construindo comunidades: por que a criação de conexões é o último passo na busca por audiência

1 min read

O blog Marketing de Comunidade nasceu por uma razão: eu sou audiência, você é audiência, e a briga pela nossa atenção nunca foi tão grande.

Trabalhando com marketing digital desde 2014, tenho visto de perto a ascensão de várias estratégias de captação. Do inbound marketing ao growth hacking, do outbound 2.0 às mídias sociais. Todas funcionais, diga-se de passagem!

Mas então chegamos ao ponto em que a maioria de nós já desenvolveu uma cegueira de banner, quando os olhos reconhecem — e automaticamente ignoram — recursos feitos especialmente para captar a nossa atenção. E mais do que nunca questionamos as tentativas de comunicação das empresas, seus propósitos e razões de ser…

No entanto, algumas marcas seguem na contramão, mobilizando centenas de indivíduos que não apenas respondem às suas tentativas de chamar a atenção, mas buscam essa interação ativamente. Pessoas que se mantém conectadas por muito tempo, gerando conteúdo, insights e, é claro, audiência (e receita) recorrente.

Tudo porque, mais do que estratégias de captação, essas marcas compartilham um propósito com sua audiência.

Essas marcas, essas poucas marcas, seguem fortes porque estão construindo comunidades. Grupos de pessoas com conexões reais, profundamente envolvidas com um mesmo produto, objetivo ou negócio.

Afinal, quantas empresas podem decidir do dia para a noite deixar uma rede social ou local físico sem o risco de perder sua audiência, mas com a certeza de que será seguida por ela?

Bom, algumas podem. Por que, a longo prazo, muito mais do que a atenção momentânea que gerou um like ou uma venda, o que se mantém é a conexão criada entre a marca e sua comunidade. E conexões reais excedem qualquer plataforma.

Por isso, criei o Marketing de Comunidade, o primeiro blog brasileiro sobre Community Management, para compartilhar o que tenho aprendido sobre marketing de comunidade e conversar com pessoas que tenham interesse em construir uma comunidade forte em torno de sua marca.

Se você acredita que esse é um assunto pertinente e que merece atenção, comente e compartilhe para me ajudar a atingir outras pessoas!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Quer mais conteúdo sobre marketing de comunidade? Inscreva-se na nossa newsletter, é grátis.

Inscreva-se agora, cancele quando quiser.