As respostas da comunidade como insumo de negócio

1 min read

forecast

O Facebook lançou hoje a versão beta do Forecast, um app que usa consultas públicas para identificar tendências e gerar insights de mercado.

Numa primeira olhada, confesso que o Forecast me pareceu uma versão mais bonitinha do Quora, já que qualquer membro pode lançar perguntas para a comunidade. No entanto, ele possui um grande diferencial: as perguntas são fechadas, com respostas pré-definidas.

Como o resultado é quantitativo e a audiência tende a ser formada por pessoas de grupos sociais diferentes, as respostas do Forecast funcionam como fontes de dados confiáveis. E, após breve análise, poderiam até mostrar “previsões” da realidade.

Em outras palavras, a empresa de Mark Zuckerberg está tentando fazer as enquetes serem levadas a sério!

É claro que o uso de enquetes para identificar tendências não é uma novidade… Cientistas sociais já utilizam o método há anos para fazer pesquisas de mercado.

A grande sacada aqui, community builder, é a criação de uma comunidade que será fonte e instrumento de coleta.

Enquanto os institutos de pesquisa montam as pesquisas e depois sofrem para atingir um número de respondentes que corresponda à amostragem e força respostas válidas, o Facebook criou o próprio grupo de respondentes.

E o growth hack: deu autonomia para o grupo para que ele se autoalimente até crescer e atingir números relevantes para a empresa.

É um modelo de negócio todo baseado na construção da comunidade. E imagine só quanto vai valer um grupo de consulta com milhares de membros para os anunciantes do Facebook…

Esses são os meus dois centavos sobre o Forecast. Obviamente, tudo não passa de especulação já que, como mencionei, o app ainda está em versão beta.

Eu já estou na fila para download. Mas vale lembrar: se você tem uma comunidade ativa, você já tem seu próprio Forecast.

Que tal usar a sua comunidade para gerar insights de negócio hoje?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Quer mais conteúdo sobre marketing de comunidade? Inscreva-se na nossa newsletter, é grátis.

Inscreva-se agora, cancele quando quiser.