Quer criar uma cultura positiva? Comece ignorando os haters

1 min read

Nada une mais as pessoas na internet como a força do ódio. Quem quer reclamar sempre dá um jeito.

Prova disso é que o site mais influente para o mercado ecommerce no Brasil se chama Reclame Aqui: o ponto de encontro de pessoas com problemas semelhantes que querem reclamar publicamente.

Mas e os clientes satisfeitos, eles ganham palco? Onde se encontram para compartilhar suas alegrias? Não existe um Elogie Aqui— pelo menos que eu saiba

E você, quantas comunidades de clientes felizes conhece ou faz parte? Consegue listá-las para mim?

Estou trazendo essa reflexão para que você, community builder, reflita sobre a sua missão de conectar pessoas.

Toda vez que responde a um membro, você está escolhendo dar luz àquela discussão. É como se você falasse para o resto da comunidade: olhem para essa conversa aqui, participem porque ela é importante. E as pessoas vão ouvi-lo, porque você é o líder.

Agora, me responda: por que você ainda escolhe dar palco aos haters, que vão se encontrar naturalmente? Para conectá-los e garantir que eles criem uma sessão fixa do Reclame Aqui dentro da sua comunidade?

Por isso, a dica aqui é simples e prática: quer criar uma cultura positiva na sua comunidade? Comece ignorando os haters e dando atenção para os seus fãs.

Para cada resposta que você dá a uma reclamação, deve haver pelo menos três replies a um elogio. Para cada puxão de orelha num comportamento ruim, se certifique de parabenizar três pessoas que tiveram uma postura exemplar.

Escolha dar luz às coisas positivas que acontecem na sua comunidade e você verá a cultura positiva sendo construída dia após dia pelos próprios membros.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Quer mais conteúdo sobre marketing de comunidade? Inscreva-se na nossa newsletter, é grátis.

Inscreva-se agora, cancele quando quiser.