O problema com o porta-voz da comunidade

1 min read

porta-voz

Toda comunidade tem um porta-voz. Aquela pessoa que apresenta as lives, responde todas as dúvidas e cria os tópicos mais importantes.

Todos os membros do grupo o conhecem, todos na empresa o procuram quando precisam saber da comunidade. É como se ele fosse a personificação da própria comunidade, certo?

E quando essa pessoa sai da comunidade, da empresa ou muda de função; o que acontece?

Geralmente é feito um comunicado informando a saída do porta-voz, que foi tudo amigável e que não há ressentimentos!

Se a saída foi planejada (quase nunca é), também será apresentado um novo representante, cuja primeira tarefa será conter a crise de confiança dos membros que perderam a única referência que tinham.

Tudo porque o valor da comunidade estava atrelado àquele indivíduo que ocupava o papel de porta-voz, e não ao grupo.

Como community builder é um grande desafio não se promover como porta-voz. Você precisa aparecer muito ao mesmo tempo em que não pode ser visto como o detentor da verdade, a única voz sensata ou o dono da comunidade.

É uma linha tênue. Mas ser o único profissional de comunidade não é desculpa para cruzá-la.

Recentemente, uma pesquisa mostrou que 34% dos times de comunidade são equipes de uma pessoa só. Porém, mesmo quando o time é só você, é possível integrar outros setores da empresa e compartilhar responsabilidades.

Use sua posição de visibilidade para desenvolver a autonomia da sua comunidade. Coloque outras pessoas em foco, treine lideranças, convide os membros para falar.

No fundo, a função de líder da comunidade não é tão diferente da de gestor de pessoas…

Você pode até ser o porta-voz, a pessoa que ocupa a linha de frente diante da equipe. Mas se quando tira férias o seu time não bate metas, então você simplesmente não está fazendo bem o seu papel.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Quer mais conteúdo sobre marketing de comunidade? Inscreva-se na nossa newsletter, é grátis.

Inscreva-se agora, cancele quando quiser.